sexta-feira, 4 de abril de 2008

You found me!

É a minha cena favorita! Talvez, melhor dizendo, o melhor final de filme que já tenha visto. Exagero? Pode ser. Mas nunca vi tamanha realidade ao retratar a história de duas pessoas que seguiram suas vidas por caminhos distintos mesmo após um grande encontro apaixonado. Sim, porque os encontros podem durar apenas um único dia, como aconteceu em Antes do Amanhecer, e sobreviver por anos na imaginação daqueles que o viveram.

Jesse se casou, Celine namorou vários caras “interessantes”, a romântica se tornou cética, o cético se tornou sensível, e, nove anos depois, continuavam apaixonados, porque afinidade não se encontra na padaria da próxima esquina carregando o mesmo disco que você gosta. Vai um pouco mais adiante.

Nesta última cena, eles estão no apartamento de Celine e é possível ver na cara de Jesse a atenção a cada detalhe do que compõe a rotina da mulher que rondou seu imaginário por tanto tempo. Quantos anos imaginando como seria sua casa, sua intimidade, quais seriam seus livros, seus discos, se teria fotos espalhadas pela casa, a colcha que vai sobre a sua cama! E, como não, o cenário é exatamente como ele imaginava!

Ela, quantas vezes idealizou recebê-lo, oferecer-lhe aquele mesmo chá para o qual tantas vezes olhou e tomou pensando poder compartilhá-lo com ele um dia? O constrangimento dos dois é a mais real representação da reação daquele momento idealizado mas que não se pensava concretizar!

Não à toa a música escolhida por ele deve ser a mesma que compunha a trilha sonora imaginada por ela para aquele dia! Se o romance vai durar além daquele fim de tarde, se o reencontro vai mudar o rumo de suas vidas nesta altura, sabe se lá! Fica por conta do maior ou menor senso de realidade de quem irá ver o filme. E quem se importa? O que importa é que aquele dia foi um dia de sorte como não acontece todo os dias!

“Baby, you are gonna miss that plane!" "I Know!” Hum...Como deve ter sido bom ouvir esse: "I Know"!Um brinde às “paixões platônicas correspondidas” e aos adoráveis momentos de ilusão que nos oferecem!

Nenhum comentário: