quinta-feira, 22 de maio de 2008

Comer de colher!

Saborear – verbo transitivo. Degustar lentamente; provar com prazer; apreciar o sabor de; comer demoradamente; voluptuosamente; deleitar-se. A tradução é do dicionário. Eu acrescentaria mais uma definição: comer de colher.

Há coisas que eu gostaria de comer de colher: uma conversa com meu avô Durval, que eu não conheci, mas parecia ser alguém extremamente cativante e interessante e, torta de blueberry misturada com o beijo dado por Jude Law no filme My Blueberry Nights. Essas, infelizmente, não poderei desfrutar.

Mas há algumas outras na minha lista, mais factíveis, algumas até já realizadas, como brigadeiro e papo com o Jorge Drexler e incontáveis cafés da manhã com a minha vozinha, mulher admirável, cuja percepção da vida é mais vanguardista do que de muita menina dos anos 2000.

Daqui a uns dias comerei de colher Paris e suas ruelas; suas histórias secretas, que vão povoar minha imaginação; a vida de franceses misteriosos que passarão por mim enquanto estiver sentada à beira do Sena apenas vendo-os caminhar, lentamente, calmamente!

Ai, são tantas as coisas a se comer de colher, mas, algumas, só quando o verão chegar! E se chegar!

Dias melhores verão

Desfruta
Sem pressa
Essa tua primavera
Quando o verão chegar
E fores fruto maduro
Vou te colher
Com apuro
E te comer de colher!

Germana Konrath

(Poemas no ônibus, 15ª ed. - Porto Alegre)

5 comentários:

Eleonora disse...

Querida bailarina, é sempre muito bom ler o que vc escreve! O texto do danoninho foi ótimo!! Também estou cansada dessas pessoas "enriquecidas", "perfeitas", cheias de soberba pelos "conhecimentos" e bens que adquiriram na vida, mas sem demonstrar em quê tudo isso serviu para que elas se tornassem realmente pessoas melhores (humanas, amorosas, amigas...)
E esse do comer de colher também foi muito bom. Não existe expressão melhor para traduzir como se deve curtir as boas coisas da vida! Remetendo ao brigadeiro, então, ficou ainda mais fácil de compreender o seu verdadeiro sentido. Parabéns!

Bailarina disse...

Obrigada, Lê! Olhe, eu também achava que o brigadeiro era a melhor representação do que é comer de colher, mas depois dessa cena de beijo do Jude Law (eu sei, estou obcecada por este beijo), acho que essa sim, define bem...Ai, ai, ai...suspiros...
Bjs

Eleonora disse...

Bom, não vou poder comentar a cena do beijo... não vi o filme; no trabalho, acessos a vídeos do you tube são proibidos; e qdo cheguei em casa o seu vídeo não estava mais "available". Continuo com o brigadeiro.

Eleonora disse...

Hã?!?? Corrijo totalmente o que disse acima. Consegui ver o vídeo e realmente o beijo do Jude Law é a mais perfeita tradução de comer de colher. Delete meu comentário anterior!

Bailarina disse...

Ai, esse beijo tem me feito sonhar cada coisa! Pena que não sonham comigo e daí tenho q voltar à minha realidade, ou melhor, a minha possível realidade! Rs Bjs