terça-feira, 14 de agosto de 2007

Troco duas vírgulas por um ponto final!

Sim, eu confesso. Andei namorando o espanhol. Você sabe como é: sempre há prazer na novidade e, às vezes, é difícil resistir à tentação. Achei que fosse esse o problema: uma mágoa, um resquício de ciúme pelos meus dias de sol com esse outro charmoso. Mas, não! O problema do meu português é mais grave.

Estou indo bem com a ortografia, nada mal com a concordância, mas, a pontuação... Ai, ai, ai! Não há gramática que ande dando jeito. Nem mesmo aquela ferramenta preciosa deste editor de textos.

“Elas estão descontroladas”. Sim, elas, as vírgulas. Já não param aonde devem ficar, insistem em separar orações que não se separam, faltam ao trabalho sem avisar, deixando enormes trechos tumultuados. Já as reticências, coitadas, estão à beira de um ataque de nervos. As coitadas nunca tiram férias... É só você observar e verá que há uma lá, em cada parágrafo, ainda que em desvio de função, no lugar do ponto final."Pontoevírgula"! Ai, o "pontoevírgula"! Está sempre indeciso, nunca sabe se é ponto, ou, se é vírgula e, por isso, nunca é ele mesmo, está sempre copiando alguém, no caso, ou o ponto, ou a vírgula. O ponto é o único que anda errando pouco. Equilibrado, dificilmente não está no seu lugar. É de se admirar.

O caso é de terapia. Teorias sobre a personalidade são levantadas. Traços herdados? Arquétipos? Instintos? Vontade? Invoco Jung ou Schopenhauer? Depende. Os sinais de pontuação são como os cachorros, adquirem a personalidade do dono. Ai, ai, ai, ai, ai!

Agora está tudo explicado. As vírgulas jamais estarão no lugar certo. A dona anda frenética, pausa quando deve seguir e segue quando deve pausar!Tudo será sempre uma exclamação. A ocasião gritando por um ponto final e ela insistindo em usar reticências. Ser isto ou aquilo? Em alguns assuntos, decididamente, este não é o seu forte.

Humpft! Não há saídas para melhorar meu português. Ei, alguém, você, isso mesmo, você aí com cara de sério, quer trocar duas vírgulas por um ponto final?

21 comentários:

Anônimo disse...

Então vamos direto ao ponto!
Abro mão das duas vírgulas.
Tá muito letrada essa menina...

Unknown disse...

Ah, não invoque Shopenhauer!
Como você bem sabe ele não socorre mulheres...rsrsss

"Nem para música, nem para a poesia, tampouco para as artes plásticas as mulheres têm real e verdadeiramente, talento e sensibilidade; quando, porém, elas afetam ou simulam essas qualidades, de nada mais se trata senão de pura macaquice voltada a seu desejo de agradar...é da natureza da mulher ver em tudo apenas um meio de conquistar o homem"...é o que ele diria.

Pensa! O cara ou era muito 'corno'!

Bailarina disse...

Imagine se juntasse com aquele outro do manual que vc adora? O do interesse?

Também quero ir direto ao ponto, mas tá difícil! hahaha

Anônimo disse...

É que pro bom entendedor, pingo é letra...

Bailarina disse...

Sim, mas não me venham mais com interrogações...

Anônimo disse...

, ,

O Estupidista disse...

No meu ponto de vista, que dou sem qualquer reticência, o texto tem a excelência como principal predicado. Digamos que está um gol de letra. Parece-me até haver uma mensagem aí atrás, como um sujeito oculto, mas como não me cabe colocar aposto no texto dos outros, calo-me pra não ser atingido com um travessão na cabeça. Mas exclamo: Bailarina, você definitivamente está de parabéns!

Bailarina disse...

Você pode até ser anônimo mas, quem abre aspas geralmente diz alguma coisa. Será que estou pior que imaginava?

Bailarina disse...

Eu jamais lhe daria um travessão na cabeça, estupidista! No máximo lhe colocaria entre parênteses, por algum tempo, caso fosse muito incoveniente! hahaha Obrigada pelo elogio!

Bailarina disse...

Perdão, anônimo, vc fechou aspas! Realmente não há nada a ser dito, a não ser, quem é vc. hehe

O Estupidista disse...

Ô minha cara Bailarina desatenta, o tal anônimo, que eu também não sei quem é, deu pra vc. duas vírgulas, e não fechou aspas. Compete a vc. concluir a troca e dar-lhe um ponto!

Bailarina disse...

Ei, mas sou eu quem quer trocar as vírgulas por um ponto final!!! Eu sei, ponto final tá escasso anônimo, mas eu também estou à procura! hahaha

Bailarina disse...

Há vírgula antes do anônimo no comentário anterior. Tsc, tsc, tsc...

O Estupidista disse...

Tática diversionista!! Fugiu do tema, saiu pela tangente, deu uma de leoa da montanha e não disse nada sobre a faaaaaalta tremenda de atenção... Deixa eu explicar: Bailarina "você se confundiu". Isto são aspas. Bailarina, você se confundiu. Isto é uma vírgula. Se o anônimo escreve ", ,", ele está oferecendo duas vírgulas pra você. E, note: eu coloquei as vírgulas entre aspas!!! Vírgulas e aspas podem ser amigas, vamos integrá-las! Vírgula, esta é a aspa, aspa, esta é a vírgula. Bailarina, estas são aspas e vírgulas, estão todas à sua disposição! Confraternizem-se, tomem uma cachaçinha...

Bailarina disse...

KKKKKKKK Eu avisei que tinha problemas com a pontuação! Muito bom!

Anônimo disse...

Eram 2 vírgulas msm
Servem outras duas para colocar um ponto final no debate?
Aí vão elas: ",,"
Até a próxima!

Bailarina disse...

Anônimo, gostei de você! E, por isso, vamos lá! Beijo, tchau. (o tão esperado ponto final)

Anônimo disse...

Bailarina, vc tem problema com a pontuação e o estupidista com a ortografia. "Cachacinha" é com c, e não com cedilha.

Bailarina disse...

Ih, estupidista, sobrou pra vc! hahahaha Anônimo, hj vc está mau humorado! Relaxe, quem liga pra uma cedilha?

O Estupidista disse...

Vc. não çoube da rephorma ortográphika?

Dodoyevsk disse...

Prezada Bailarina,

procuramos opiniões de peso que possam enriquecer nossa coletânea de "causos verídicos" (algumas vezes tendenciosos) sobre a eterna e conturbada relação HxM.
Ansiamos por seu feed back!
Cordialmente,

"Os velhos russos"